quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Colecções de livros de Ficção Científica desaparecidas

Há um tempo para tudo. É o que se costuma dizer. Ao longo dos anos foram aparecendo e desaparecendo colecções de livros editadas em Portugal que levaram a Ficção Científica a todos os aficcionados que não tinham possibilidades de ler os originais.
Ficam aqui algumas.

Colecção Argonauta

Editada pela editora Livros do Brasil, durante anos esta foi a única colecção de livros de Ficção Científica  em Portugal. Pelas suas páginas passaram autores como:
Cliford D. Simak, Robert Heinlein, A. E. Van Vogt, Brian Aldiss, James Blish, Frederick Pohl, Ray Bradbury, Philip José Farmer, Anne Mccaffrey, Isaac Asimov, Philip K. Dick, Murray Leinster, Gordon R. Dickison, Bob Shaw, Poul Anderson e Arthur C. Clarke entre muitos outros.
A colecção Argonauta teve um total de 562 títulos. A maior parte foi traduzida pelo saudoso Eurico da Fonseca que foi também um dos primeiros jornalistas de tecnologias portugueses com seu suplemento de computadores do jornal A Capital que saía todas as sextas-feiras. Foi também Eurico da Fonseca que comentou na RTP a chegada do homem à Lua em 1969.

Imagem do blog de Paulo Guinote. A Educação do meu Umbigo


Colecção Ficção Científica Publicações Europa-América

A outra referência no género. Estes livros foram editados quase sem interrupções durante os anos 80. Por aqui passaram muitos grandes autores deste género como: E.E. 'Doc' Smith ou Robert Silverberg. Mas foram as adaptações de guiões de cinema e de séries de TV que fizeram grande parte do sucesso destas edições. Lembro a série Battlestar Galactica, que foi o número 1 da colecção, ou o Choque de Titãs.





Colecção Nébula
Esta colecção também editada pelas publicações Europa-América era dedicada  um público um pouco mais exigente porque eram quase livros "hardcover", maiores e com um fabrico um pouco mais cuidado.
Ainda se encontram livros à venda desta colecção.


1 comentário:

  1. Oi,

    Estou tentando publicar o meu romance de FC. Se tiver um tempo de uma conferida no site.

    www.alyena.com.br

    e também no book trailer:

    http://www.youtube.com/watch?v=CChv1dMe5p4

    Abraço

    ResponderEliminar