terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Top 20 de filmes de Ficção Científica dos Anos 80

Como ser humano nascido em 1969, os anos 80 foram a altura da minha adolescência em que consumi os meus primeiros títulos de Ficção Científica. Agora, com mais de 40 anos, aqui está a lista em jeito de top 20 dos filmes de Scifi que mais me influenciaram a mim e muitas outras pessoas durante os  anos de teenager.


20. Tron (1980)
A ideia de alguém entrar para dentro de um computador, numa altura em que a Internet e os computadores pessoais ainda eram uma miragem, era estranhamente apelativa. Outro aspecto era cultura dos jogos vídeo que estava a despontar naquela altura e que ainda tinha uma inocência que se perdeu nos dias que correm.



19. O Predador (1987)
Eles andam no meio de nós há milhões de anos a caçar-nos por desporto. Esta é, basicamente, a história do Predador. Se misturarmos aqui a montanha de músculos que se chama Arnold Arnold Schwarzenegger isto transforma-se num banho de sangue. Como diz o Predador numa das últimas cenas do filme: “Shit Happens!”



18. Cocoon (1985)
Mais extraterrestres. Desta vez não são monstrengos mas sim seres de luz que estão nuns casulos, daí o nome.
Uma história muito querida passada na Florida.



17.  ET (1982)
“ET phone home”... Esta seria, talvez a mais cara chamada telefónica de sempre!
Este foi o primeiro filme que me emocionou num cinema. É a história de um extraterrestre que fica na Terra e depois vai viver com uma família tipicamente americana dos anos 80.
A cena da bicicleta de Elliot a voar à frente da Lua cheia é um clássico.



16. Alien O Oitavo Passageiro (1980)
Uma das obras primas do cinema de Ficção Científica. Este filme de Ridley Scott foi realizado com meios que hoje não chegavam para um realizador de uma qualquer telenovela de segunda categoria. Ainda assim, o “Mestre” Scott conseguiu fazer um dos filmes mais assustadores de sempre. Os monstros desenhados H.R. Giger ajudam e de qua maneira!





15. Extreminador Implacável (1984)
Um dos filmes que lançou a carreira do senhor governador Schwarzenegger que apesar de ter uma estética de filme série B, tem uma história que põe o miolo a funcionar de uma forma nunca dantes conseguida. Este filme conta a história de um robot assassino que é mandado para o passado para matar a pessoa que o vai derrotar no futuro. Tudo isto gera um grande número de paradoxos que eu e os meus amigos tentámos resolver. Sem sucesso...



14.  Ghostbusters (1984)
A ideia de ter quatro tipos a correr atrás de fantasmas que ameaçam a cidade de Nova Iorque é qualquer coisa!
Ainda assim é um filme muitíssimo divertido. A ambulância convertida em carro anti-fantasma é fantástica!



13. Robocop (1987)
“Dead or alive. You’re coming with me!” É a frase que o policia morto e devolvido à vida sob a forma de robot define o personagem principal.
Este filme passado numa Detroit do futuro tomada de assalto por uma empresa corrupta que tem uma data de mafiosos a soldo. O robot-polícia Murphy chega para salvar o dia. Um dos filmes saídos do génio do realizador Paul Verhoeven.



12. O Abismo (1989)
Uma base submarina fica isolada do mundo exterior. Os seus ocupantes são salvos por uma raça de seres extraterrestres que vivia na vizinhança.
Este foi um dos primeiros filmes que mistura imagem 3D com imagem real. O realizador foi James Cameron. Está tudo dito!



11. 2010. O Ano do Contacto. (1984)
A continuação de 2001 do mestre Kubrick.
Neste segundo volume uma missão conjunta entre americanos e russos é enviada a Júpiter para ver o que aconteceu à nave Odissey que lá ficou anos antes. Não chega ao génio e ao perfeccionismo de Kubrick, ainda assim é divertido de ver.



10.  Akira (1988)
O filme de animação japonês. Aliás “O Filme” japonês de animação antes de Ghost in the Shell. Conta a história de Tetsuo, um rapaz que tem poderes e começa a descobri-los a pouco e pouco.
A história é fantástica, o traço é perfeito.



9. Star Trek: A Ira de Khan. (1982)
O segundo filme de Star Trek é a continuação de um episódio da série original . A tripulação da Enterprise encontra, por acaso, o planeta onde Khan, um super-homem criado através de engenharia genética caiu com o seu povo.
A ideia principal do filme resume-se à velha máxima que diz: A vingança serve-se fria...



8.  A Mosca (1986)
Um filme de David Cronenberg. Conta a história de um senhor que inventa um sistema de teletransporte e quando o experimenta há uma mosca de entra para dentro do aparelho com ele. A experiência é bem sucedida, mas o ADN dele funde-se com o do insecto. Um dos primeiros filmes de Jeff Goldblum, que mais tarde ficou conhecido pela participação em Parque Jurássico e Dia da Independência.



7. Fuga de Nova Iorque (1981)
John Carpenter no seu melhor. Um filme série B típico em que um herói de guerra é chamado para salvar o presidente dos EUA cujo avião caiu na ilha-prisão de Manhattan. Um dos primeiros papéis de Kurt Russel.



6. The Last Starfighter (1984)
Uma máquina de jogos vídeo é usada por uma raça alienígena para descobrir o herói que a vai salvar.
Uma história simples. Também um dos filmes pioneiros na utilização de gráficos 3D.




5. Mad Max 3. Para Além da Cúpula do Trovão (1985)
A terceira parte das aventuras de Mad Max. Esta foi a série de filmes que lançou a carreira de Mel Gibson. Neste filme pós-apocalíptico, Mad Max tem que salvar um grupo de crianças. Tina Turner também entra.



4. Wargames (1983)
Outro filme focado em tecnologia. Um jovem descobre um computador que só quer jogar jogos. Mal ele sabe que este computador controla o arsenal atómico do EUA. O primeiro grande papel de Matthew Broderick.



3. Regresso ao Futuro (1985)
Um cientista maluco inventa uma máquina do tempo.
Este é o ponto de partida para esta série de filmes pensados por Steven Spielberg com Michael J. Fox. Talvez uma das séries mais divertidas de ver de sempre.



2. O Império Contra-Ataca (1980)
O segundo filme da saga Guerra das Estrelas, para muitos o melhor de todos. Neste filme, Luke Skywalker fica a saber que Darth Vader é seu pai e no processo perde uma mão. A cena do campo de asteróides é simplesmente fantástica!



1.  Blade Runner (1982)
Talvez o filme que tenha visto mais vezes de todos os que aparecem nesta lista. Também é o filme que lança as raízes para o movimento Cyberpunk. Conta a história de Rick Deckard (Harrison Ford) um polícia “Blade Runner” que é chamado para matar vários robots biológicos fugidos que são liderados por Roy Batty (Rutger Hauer).
Esta obra-prima foi realizada pelo mestre Ridley Scott que para tal usou alguns cenários e adereços de Aliens de forma a manter as filmagens dentro dos orçamentos. A música é de Vangelis no que é, provavelmente, a melhor banda sonora que ele jamais escreveu.
A impressão de nostalgia e de solidão são de tal forma fortes que este é o único filme que nos faz ter saudades do futuro.
“All those moments will be lost in time. Like tears in rain.” São as últimas palavras de Roy Batty ao morrer.


1 comentário:

  1. Lista muito interessante! Só não concordo com o Blade Runner no 1º lugar, eu sei que pode parecer "pecado" dizer isto, mas não é o meu filme favorito de Sci Fi dos anos 80 =P

    Também fiz uma lista, mas foi um TOP 9 =)

    http://depoisdocinema.blogspot.com/2011/03/top-ficcao-cientifica-decada-de-80.html

    ResponderEliminar