sexta-feira, 11 de março de 2011

Philip K. Dick no cinema

Philip K. Dick é um daqueles autores de ficção científica cujas histórias imploram para ser transformadas em filmes. Este autor é perito em brincar com a realidade, com o que acontece e com o que nós, leitores, pensamos que está a acontecer.
Normalmente as histórias não são adaptadas directamente, os argumentistas capturam os ambientes, emoções e algumas cenas que aparecem nos livros mas não tocam nas histórias propriamente ditas.
O grande exemplo disto é Blade Runner. Os argumentistas David Peoples e Hampton Fancher e o realizador Ridley Scott apenas usaram os nomes das personagens e o ambiente do livro "Do Robots Dream Of Electric Sheep?" para o filme. Por exemplo, no livro, o protagonista, Rick Deckard era casado e tinha alguns animais robóticos, o que não acontece no filme.
Mas adiante, este artigo vem na sequência da estreia em Portugal do último filme baseado numa história deste autor, Adjustment Bureau. O título português é: Os Agentes do Destino (WTF?!?)
Deixo aqui alguns dos filmes baseados em histórias do mestre Philip K. Dick...

Blade Runner


O filme da vida de muito boa gente (incluindo da minha), a estética é simplesmente irrepreensível, a história agarra o espectador e não há nenhum erro de casting.
Este filme é responsável pelo movimento cyberpunk em que se tenta capturar a estética do filme e a  alienação e solidão que a tecnologia causa.
Este foi o primeiro grande papel de Harrison Ford depois de Star Wars, a New Hope.



Total Recall


Em português chama-se "Desafio Total". É baseado no livro "We Can Remember it for you Wholesale" e conta a história de um agente secreto que já não se lembra que o é. Passa-se na colónia humana em Marte que é explorada por um bando de mafiosos.
"Give these people air" é a frase mais conhecida que é gritada por Arnold Schwarzenegger, o protagonista, com aquele "inglês germânico" típico.
Apesar de ser posterior a Blade Runner, a estética e os efeitos são dignos de um filme série B. Ainda assim é um filme muitíssimo divertido de ver.



Minority Report

Um dos poucos filmes em que o título é o mesmo da história que lhe dá origem, conta a história de um futuro em que os crimes são detectados antes de acontecerem. O filme foi realizado por Steven Spielberg e tal como em todos os filmes de Spielberg, no fim, vivem todos felizes para sempre. O protagonista é Tom Cruise.



A Scanner Darkly


Este é um dos filmes mais fiéis à história de Philip K. Dick. Conta os dilemas e desventuras de um polícia que está infiltrado numa rede de tráfico de droga.
Os protagonistas são Keanu Reeves, o senhor Matrix, e Robert Downey Junior, o Homem de Ferro.
Este filme usa uma técnica em que depois de filmadas as cenas com os actores humanos, as imagens são transformadas em animação 3D usando um computador.



Paycheck

Este filme, realizado por John Woo, conta a história de um engenheiro que descobre como é que a tecnologia funciona e depois é pago para se submeter a um processo em que a sua memória é apagada para que não consiga transmitir esses conhecimentos a outras pessoas.
Tal como outros filmes deste realizador, também Paycheck foi transformado num filme de acção que é considerado pela maioria dos fãs de Philip K. Dick a pior adaptação de uma história deste autor. O actor principal, Ben Affleck, também não ajuda nada...



Impostor

Um cientista cria uma arma infalível que dará à humanidade vantagem na guerra interminável que trava contra invasores extraterrestres.
Faz lembrar um pouco "O Candidato da Manchúria", porque o vilão não sabe que o é. Com Gary Sinise, o inspector Mac Taylor de CSI Nova Iorque.

Sem comentários:

Enviar um comentário