segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

8 Tecnologias de Ficção Científica que já são realidade

No passado, tecnologias que hoje são corriqueiras eram algo muito parecido com magia, ou ficção científica. Como é o caso do submarino ou do avião.

Neste artigo podem ver algumas tecnologias que aperecem normalmente em livros ou filmes de ficção científica que já são realidade.

Armas de raios

Estas armas são um assunto recorrente nas histórias de ficção nas mais variadas formas: sejam raios da morte, desintegradores, pistolas e outras coisas que tais.
Os Intellectual Venture Labs já criaram uma arma laser capaz de atingir mosquitos em vôo como se vê pelo vídeo:



Hologramas 3D em movimento

Investigadores da Universidade do Arizona já conceberam um material capaz de mostrar imagens em 3D com uma taxa de actaulização de dois segundos. O objectivo agora é melhorar a taxa de actualização destas imagens.



Levitação

Investigadores da Universidade de Harvard já conseguiram obter levitação de uma pequena bola envolta em folha de ouro em cima de uma superfícia de vidro aproveitando a tendência que certos materiais têm de se repelir. Este efeito apenas foi obtido numa escala muito pequena mas é um passo na direcção certa.






Skate sem rodas

Igual ao usado por Marty McFly em Regresso ao Futuro, foi criado por um artista francês para um exposição chamada "Back to the Future". Infelizmente apenas paira e não pode ser usado como skate.




Uma máquina capaz de ler mentes

Cientistas da Universidade de Utah conseguiram converter pensamentos em letras através da implantação de micro-eléctrodos no cérebro.






Teletransporte

Ainda não pode andar por aí a dizer: "Beam me up" mas já se conseguiu teletransportar informação entre dois átomos.



Invisibilidade

Cientistas da Universidade de Berkeley já conseguiram modelar ondas de luz de forma a fazer com que um objecto fique invisivel.





Mochilas a jacto

Quem não se lembra dos filmes de James Bond ou da abertura dos jogos olimpicos de Los Angeles em foram usados mochilas a jacto que permitiram a um humano voar?
Martin Aircraft já quer vender-lhe um.

Sem comentários:

Enviar um comentário